Sua vida não é um sistema democrata!






Desde o momento em que nós nascemos, até ao momento em que atingimos a maior idade, nossa vida fica em geral sobre a tutela de alguém, e o rumo dela, durante esses anos é totalmente condicionado pela decisão de outras pessoas,  e nós querendo ou não temos de nos sujeitar. Oficialmente pela lei, a partir dos 18 anos, somos livres, donos de nós mesmos, mas culturalmente, principalmente em Angola, enquanto formos sustentados pelos nossos pais, e vivermos debaixo do seus tetos, isso não funciona bem assim, sabemos que ainda estaremos sujeitos às condições impostas por estes. Mas isso não pode ser para sempre.

Os filhos são do mundo, como dizem, e devem ser criados para enfrentar ele. Nossos pais não são eternos, então eles devem nos treinar para aprendermos a andar com os próprios pés, formando-se assim adultos auto-suficientes, responsáveis, auto-confiantes, e activos. Infelizmente, nem sempre as coisas acontecem desse jeito. Existem pais super protectores e/ou super controladores que acabam criando adultos dependentes das suas decisões, e que depois acabam se tornando pessoas fáceis de serem controladas, e influenciadas por terceiros, não tendo assim decisão própria, nem domínio da sua vida.

O único lugar em que a democracia não deve reinar, é na sua vida! Quando chegamos à fase adulta, devemos considerar as pessoas próximas como conselheiras, que ao aconselhar, nós decidimos se devemos aceitar ou não, as suas opiniões, e refletir se seus conselhos são sensatos e sábios , e não fazer das pessoas juízes ou deputados que decidem por nós o rumo das nossas vidas. Não importa se é a sua família, ou amigos, ou parceiros amorosos.

Ninguém saberá o que é melhor para você, do que você mesmo. Nós podemos gozar da experiência de pessoas mais velhas (que acreditem, ou não, nem sempre são sábias, ou de coração bom), mas que em geral são sempre bons orientadores. Ainda assim, todo o conselho deve ser filtrado, por isso é que você tem um cérebro só seu. Então saiba usar isso, não deixe que as pessoas digam sempre à você o que fazer, não dependa delas para tomar decisões, se você tiver mais de 24 anos, e isso ainda estiver a acontecer frequentemente na sua vida, acredite que é altura de rever as coisas, algo anda totalmente errado, e você tem o poder de mudar isso.

Sua vida não é um sistema democrata!





Comentários

Mensagens populares deste blogue

O limite da nossa bondade

Sobre Sucesso

Ruídos brancos: Minha nova paixão