O Que Há de Bom



Todos conhecemos aquela pessoa que é boa como amiga, mas péssima como colega de trabalho, é boa para fazer rir, mas péssima para consolar, é boa à matemática mas péssima para biologia. Ninguém é bom em tudo, cada um tem seu ponto forte, e o seu ponto fraco, até porque não somos perfeitos. 

Saber que ninguém será bom o suficiente para você, é uma verdade nua, crua, e que evita decepções, evita criar expectativas, e o melhor, faz com que você saiba lidar da melhor forma perante à estas frustrações. Sinto em informar, que seu melhor amigo, o amor da sua vida, seus irmãos, até seus pais, todos eles vão decepcionar você em algum momento da sua vida, ou sempre, mas você tem de estar preparado para lidar com esta realidade.

A parte boa disso, é que todas as pessoas também têm um lado bom, que podemos aproveitar. Por quê só apegarmo-nos  ao lado mau das pessoas? Por quê só marcar as coisas más? Por quê só olhar para as pessoas com as lentes do defeito? 

Teve um tempo que eu cansei de me decepcionar com as pessoas, de esperar que elas fossem boas comigo, conforme eu tentava ser para elas, então decidi que não queria guardar as más coisas, porque de nada me ajudavam, e só traziam mágoa. E o que eu poderia fazer com mágoa ou rancor? NADA. A partir daí eu decidi que iria aceitar as pessoas como elas são, e quem tinha de mudar era eu, se quisesse me sentir bem no meio delas.

Então agora, sempre que alguém me magoa, me irrita, decepciona, ou surpreende pela negativa,  dou um tempo para digerir a situação, nas calmas, e depois eu tento avaliar se além do episódio vivido, essa pessoa merece ser julgada de má forma em geral, e se isto mancha a relação que temos definitivamente. Porque é assim, um amigo trair você se envolvendo com o seu parceiro, é um erro, no meu ponto de vista inaceitável, mas se este amigo, não servir para te ajudar em situações delicadas e difíceis, ele não deve ser conotado de má forma, porque as pessoas têm modos diferentes de lidar com certas situações. 

No primeiro caso você até pode afastar essa pessoa da sua vida, mas no segundo caso, seria bom se você pudesse compreender que somos diferentes, agimos diferentes, e isso é perdoável, ainda assim pode ser que esta pessoa te trará momentos de alegria inesquecíveis. E para ambos os casos perdoe, não perdoe só pela pessoa, perdoe por você, para se sentir leve.

A regra é a mesma nas diversas relações, seja, entre parceiros amorosos, amizades, relações de trabalho, e familiares, e com desconhecidos. Lembre-se que você também não é perfeito e as pessoas ao seu redor sabem disso.

... .... ...



Sugestão: Leia os próximos 3 textos complementares.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O limite da nossa bondade

Sobre Sucesso

Ruídos brancos: Minha nova paixão