Elas Levantaram-se
Elas levantaram-se definitivamente e com muita garra, e assim tudo começou : O Março mulher !
Entre lutas por melhores condições de vida e trabalho, de direito ao voto, de serem reconhecidas como membro de uma sociedade e não apenas de um lar, e a busca pelo respeito, fez desse mês um marco mundial. Mulheres fortes, trabalhadoras, honradas e donas de casa, se uniram para lutar pelas causas em que acreditavam.
Na verdade, as mulheres sempre foram fortes, mas antes a maioria não sabia. Pouco se fala de mulheres que foram guerreiras e mudaram o rumo da história da humanidade, mas elas existiram e foram muitas
Entre o final do século 19 e início do século 20 surgiram as primeiras grandes manifestações de mulheres ao redor do mundo. Nos Estados Unidos, logo após um incêndio em uma fábrica, onde mais de 100 trabalhadores maioritariamente mulheres morreram, manifestações surgiram exigindo o reconhecimento do contributo das mulheres na economia, e valorização da mulher no mercado de trabalho. Mais tarde, conferências na Europa pelo direito ao voto e inclusão social, e as grandes manifestações na Rússia, que ajudaram a precipitar a famosa Revolução Russa, em 1917, sendo a maior delas à 8 de Março; foram os grandes gatilhos para que as mulheres ganhassem voz mundialmente.
E então, anos depois, graças ao movimento feminista que estava em ascensão durante a década de 60, associada à outras questões políticas ao redor do mundo, que em 1975 a ONU reconheceu esta data, como sendo o Dia Internacional das Mulheres.
Graças à bravura daquelas várias mulheres ao redor do mundo, que levantaram às suas vozes em prol dos seus direitos, uma trincheira foi aberta para que continuássemos a trilhar um caminho para lutar pela inclusão social, respeito, e valorização das nossas capacidades em estados de direito.
À todas que têm consciência e procuram por um espaço no mundo, este dia é um lembrete do que ainda há que ser feito, e que a luta vem de longe.

Comentários
Enviar um comentário